sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EU SOU CABO VERDE/SOMOS TODOS CABO VERDE: APOIEMOS A FEDERAÇÃO CABO-VERDIANA DE FUTEBOL!...”

No momento em que tomo conhecimento de que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) depositou recurso junto da FIFA, contestando a decisão deste organismo de futebol mundial, que impede os Tubarões Azuis de participarem no mundial de futebol de 2014 no Brasil, venho exprimir a minha solidariedade para com os jogadores da seleção - todos eles sem exceção – para com o Lúcio Antunes pelo brilhante percurso feito, para com toda equipa técnica e para com todos os membros da Federação Cabo-verdiana de Futebol e, em especial, para com o nosso querido Mário Semedo, atual presidente da FCF.
 
Momentos destes devem tornar-nos unidos e solidários, fazendo com que gritemos bem alto: “Eu sou Cabo Verde”,  somos todos Cabo Verde”, dando sinal de força, protestando se for o caso,  dando benefício de dúvida aos dirigentes da FCF e formulando votos para que levem de vencida esta contenda internacional. Muito difícil,. Sabemos. Mas é imperioso fazê-lo em nome da dignidade e interesse nacionais. Mesmo conhecendo as dificuldades - até mesmo correndo o risco de não merecermos o provimento FIFA, devemos estar ao lado da nossa FCF e dos seus/nossos dirigentes. 
 
Afinal os membros da FCF não cometeram nenhum crime. Antes pelo contrario. A ponto de serem abandonados à sua sorte pelo país. Ninguém com responsabilidades politicas toma posição publica sobre o assunto. Um mutismo confrangedor, revelando o lado pequeno do nosso espírito - um silêncio ensurdecedor. Ninguém fala. Absolutamente ninguém com responsabilidades públicas se pronuncia sobre o que sucedeu ou o que estará a suceder-se com a nossa seleção e Federação Cabo-verdiana de Futebol. 
 
Como é que o país fica se, em ultima análise, a razão estiver, de facto, do lado da Federação? Onde é que ficamos, com esse purismo que mais revela o simplismo, misturado com a mais pequena inveja para com o sucesso dos outros e a sobrançaria com que, muitas vezes, encaramos os assuntos em Cabo Verde, por mais complexos que sejam. Erros destes todos cometem. Custam-nos a todos. Mas não podemos abandonar os nossos. Se existe a mais pequena dúvida, importa que ela seja esclarecida, ao que devemos juntar a nossa voz, à voz da Federação: afinal queremos que a seleção de Cabo Verde esteja ou não presente no mundial de 2014 no Brasil? Merecemos lá estar ou não? A seleção cabo-verdiana foi à Tunísia e venceu por 2,0. O país (incluindo o país politico) esquece desta forma esse feito? Porque razão? Ninguém questiona? 

Devemos, sim, levantar a cabeça e sem complexos recusar que Cabo Verde seja humilhado, por decisões que as vezes, "nessas médias internacionais", carecem de objetividade e transparência, e não pode ser nós os Cabo-verdianos (com nosso silencio) a negar o direito legitimo da FCF em apresentar recurso e defender-se, contra decisões que podem ser questionadas e que por que suscitam dúvidas importa serem objeto de recurso e eventualmente serem impugnadas.

Nós somos um pequenos país. Sabemos disso. A FIFA vai com certeza considerar Cabo Verde, não como uma pequena Nação insular de 500 mil habitantes, mas sim como um dos seus membros legitimamente enquadrado por lei e pelo direito internacionais. Sabemos que somos um pequeno país, mas, “somos todos Cabo Verde”, nos momentos de alegria, e nos momentos de tristeza. Nos momentos bons e nos momentos menos bons. “Eu sou Cabo Verde” e somos todos Cabo Verde. Viva os Tubarões azuis! Viva a Federação Cabo-verdiana de Futebol e viva Cabo Verde.
 

Sem comentários: