terça-feira, 15 de setembro de 2015

a) Sociedade civil, o que é isto?:

Aceita-se por definição que uma sociedade civil forte é aquela que também procura nas suas diferentes formas e através de suas diferentes iniciativas, manifestar-se e, inclusivamente, complementar os partidos e a sociedade política organizada e burocrática que dela se emerge.

Por contraposição das sociedades burocráticas a sociedade civil deve ter um condão de civilidade, pois que uma sociedade civil forte não é apenas aquela que erroneamente, nos nossos dias, ataca os políticos e os partidos ou que passa a vida a tentar demarcar-se destes ou que deles pretende demarcar-se mas é, antes de tudo, aquela que reivindica, protesta, permite escolhas eleitorais e não fica em casa no dia do voto. Não se vende, mas também não se deixa comprar, apresenta propostas, confia nas instituições e enquadra os cidadãos.

Sociedade Civil é uma expressão que indica o conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento, em oposição com estruturas que são ajudadas pelo Estado. Existem várias definições de sociedade civil. A primeira surgiu com Adam Ferguson, filósofo escocês, que escreveu a primeira obra a respeito da sociedade civil em 1767, obra intitulada "Ensaio Sobre a História da Sociedade Civil".

De acordo com Ferguson, sociedade civil é o oposto de um indivíduo isolado, mais concretamente, alguém que vive numa comunidade. Posteriormente, o conceito de Sociedade Civil foi desenvolvido por Immanuel Kant, sendo que para ele a sociedade era baseada no direito. Um conceito muito usado é o de sociedade civil organizada, descrita pelo autor Nildo Viana como uma "uma mediação burocrática entre sociedade civil e estado”. Enfim soceidade civil somos todos nós. São os cidadãos. São os membros de uma comunidade.

Sem comentários: