sábado, 6 de janeiro de 2007

Primeira parte: Estudo Prospectivo sobre Emigração Cabo-verdiana.

Primeira parte: Estudo Prospectivo sobre Emigração Cabo-verdiana.

Primeira parte: Estudo Prospectivo sobre Emigração Cabo-verdiana. Diz-se que para cada três cabo-verdiano residentes em Cabo Verde, dois outros vivem na Diáspora (emigração). O número oficial dos cabo-verdianos a residirem na Diáspora totaliza 517,780 indivíduos. A população residente nas ilhas em 2006 é de 484.904 (2006) e estima-se que em 2020 Cabo Verde terá uma população residente de 629.833 (2020) indivíduos; a população total de Cabo Verde [residentes e n/ residentes] totaliza, actualmente, 1.002.684 Indivíduos. Se fosse possível utilizar a “intuição estatística” e se essa intuição estivesse próxima da realidade, significaria que poderíamos, por hipótese académica, gerar um limite superior multiplicando os actuais 484,904 indivíduos residentes (nº oficiais) por dois, e assim obteríamos uma estimativa de 969,808 indivíduos a residir na Diáspora, factualmente: se a “intuição estatística” se mantiver com a mesma proporção, em 2020 Cabo Verde terá uma população não residente estimada em mais de 1.259,666 indivíduos.

Em 2020, a população total de Cabo Verde (base residente e n/residente) totalizaria 1.889.499 Indivíduos. Isto significa que o saldo líquido do crescimento demográfico que se apresenta, pode a estar carecer in illo tempora de ponderação estatística, tendo em conta a realidade migratória do País, em contraponto com o saldo do crescimento natural da população, a partir do conhecimento real do número de indivíduos que anualmente saem do País (n.d), com objectivo de emigrar. Em face dos actuais indicadores de estatística económica, pode estimar-se que os emigrantes contribuem com cerca de 20 a 30% da riqueza nacional, isto é, 20 a 30% do PIB, embora se pense que essa percentagem seja maior. E se relacionarmos esses 20 a 30% com a totalidade de indivíduos residentes no País e na emigração, 200.536,8 a 300.805,2 indivíduos mantêm presentemente e de forma regular o seu centro de interesse económico em Cabo Verde. Este número poderá estar a aproximar-se, curiosamente, por excesso ou por defeito, dos números registados nos nossos consulados no exterior e representam o limite superior contemporâneo por onde poderá crescer o número de eleitores não residentes inscritos para efeitos eleitorais, hoje, constituído por 52 mil indivíduos nos três círculos eleitorais, Europa e Resto Mundo, América e Africa.

Grosso modo e sem grande rigor estatístico, fazendo um simples exercício, somando o número actual da população residente (484.904) com o número total de indivíduos (% estimada) que residindo na Diáspora se mantém com um centro de interesse económico em Cabo Verde (usando o limite inferior dessa estimativa), esse número seria de 200.536,8 indivíduos. A base social e produtiva do País parece então estar assegurada por um total de 685.440,9 indivíduos (não desagregando a população activa da população total). De uma forma grosseira e especulando um pouco, o Estado de Cabo Verde desconhece o paradeiro de 317.243,1 cidadãos seus que, do ponto de vista estatístico, não têm quaisquer interesses relevantes em Cabo Verde e não mantêm quaisquer ligações com Cabo Verde. Porquanto, esse Estado deve assumir, com preocupação, a obrigatoriedade de procurar saber, por via de um recenseamento geral da população (base de apoio residentes e n/residentes) onde estão todos os emigrantes cabo-verdianos, como estão e o que fazem, com uma preocupação clara de identificar os mais de 317.243,1 cabo-verdianos que, pelas estatísticas, não mantêm nenhuma ligação regular com Cabo Verde e podem estar a fazer de população que se diluiu demograficamente nos Países de acolhimento, fazendo parte de uma população móvel mundial, sem quaisquer identidades com o Pais e que, do ponto de vista estratégico, poderia ser fundamental para Cabo Verde neste novo tempo. As responsabilidades e as irresponsabilidades do Estado e da sociedade começam nesse desconhecimento.

Como resolver o problema?

Sem comentários: